Bala Baiana

 

Você sabia que esse doce maravilhoso também é conhecido como bala de vidro e bala de ovo?! Isso porque ele possui uma casquinha de caramelo muito crocante que fica em tom amarelado, é de encher os olhos.
Ao longo do tempo, a bala baiana conquistou todo o Brasil e se tornou presença garantida em festas, casamentos e mesas de doces.

Na confeitaria moderna, a receita ganhou diversas releituras, com recheios de brigadeiro, doce de leite ou até mesmo versões gourmet com castanhas. Contudo, a versão tradicional, com recheio de coco e cobertura caramelizada, ainda é a mais querida.

Nesta receita irei te mostrar como faço minhas balas baianas e posso te garantir, é o maior sucesso! Mas fique à vontade para criar e usar da sua imaginação.

Vamos lá!

Ingredientes da massa:

395g Leite condensado

100g Coco floco

100g Chocolate Branco Nobre (picado)

Modo de preparo:
Em uma panela de fundo grosso coloque todos os ingredientes e mexa bem, ligue o fogo e mexa constantemente passando a espátula de silicone em todo o fundo e nas laterais da panela, é importante que se use uma espátula de silicone para não grudar e queimar a massa, o ponto ideal é o de brigadeiro de enrolar, quando o doce cai da espátula em blocos, assim que conseguir este ponto retire imediatamente do fogo.

Coloque em um prato untado ou em um saquinho plástico de freezer aberto, cubra com plástico filme ou outro saquinho de freezer, colocando em contato com o doce ainda quente para evitar que ele açucare (cristalize).

Depois de 8 horas de descanso enrole bolinhas de 15g a 17g, finque um palito até a ponta quase chegar ao outro lado, coloque em uma forma untada e tampe bem, deixe descansar por mais 10 horas, assim ele irá secar e se agarrar ao palito.

 Observação: O doce deve esfriar em temperatura ambiente, não coloque na geladeira.


Ingredientes do Caramelo:

125g de Açúcar Cristal

250g de Água filtrada

2 Colheres de Vinagre de Álcool

10g de Glucose de Milho

Modo de preparo da calda:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture bem, a calda pode subir então use uma panela mais alta para não entornar.

Assim que acender o fogo não mexa mais. 
O ponto do caramelo é quando estiver com cor de guaraná, v
ocê pode usar um termômetro pra saber o ponto correto da calda de caramelo, a temperatura é de 150° a 170℃.

Assim que chegar ao ponto desligue o fogo e passe os doces no caramelo segurando pelo palito (muito cuidado para não se queimar), imediatamente coloque os doces para secar em um tapete de silicone ou teflon, ou forma de alumínio untada com manteiga.

A secagem é muito rápida e a durabilidade do caramelo é de 12 horas fora da geladeira, e de 15 dias dentro da geladeira.


Rendimento:
Rende aproximadamente 30 unidades cada receita.

Durabilidade:
A durabilidade do caramelo é de 12 horas fora da geladeira, e de 15 dias dentro da geladeira.

Dicas, sugestão de armazenamento e embalagens: 
Esse doce é lindo e extremamente delicado, use 
luvas de silicone ou luvas de plástico para manuseá-los depois de seco, se não usar sua digital ficará no doce e isso não é legal. Quando for colocar nas forminhas de docinhos, sempre use tapetinho de plástico em baixo, se colocar direto no papel ela irá grudar, e isso também não é legal. 


Se você gostou e quer tirar alguma dúvida, deixe nos comentários, vai ser um prazer ajudar.

Comentários