Cajuzinho

 Cajuzinho



Você sabia que o Cajuzinho é um dos docinhos mais tradicionais das festas brasileiras? Ele conquistou gerações com seu sabor irresistível e simplicidade. Feito com amendoim, açúcar e um toque de chocolate, esse doce tem uma textura única e uma aparência charmosa que lembra o formato de um caju, de onde vem seu nome.

Ao longo do tempo, o Cajuzinho também ganhou novas versões e releituras, com ingredientes mais sofisticados, como castanhas-de-caju e cacau 100%, ou opções mais saudáveis, usando adoçantes naturais. Mas a receita tradicional, com amendoim torrado e aquele toque de nostalgia, continua sendo a favorita de muitos.

Nesta receita, vou te mostrar como preparar o meu Cajuzinho, com dicas especiais para deixá-lo ainda mais delicioso. Você também pode soltar a criatividade e adicionar sua própria personalidade ao doce. Afinal, o Cajuzinho é um clássico que nunca sai de moda! 🥜❤️

Bora?!

Ingredientes:

395g Leite condensado

100g Creme de leite

100g Chocolate Ao Leite Nobre (picado)

100g amendoim torrado e triturado (ou 100g de paçoquinha industrial)

1 pitadinha de sal

 Açúcar cristal para finalizar

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e mexa bem, ligue o fogo e mexa constantemente passando a espátula em todo o fundo e nas laterais da panela. O ponto ideal é quando o doce cai da espátula em blocos, ponto de enrolar. Coloque em um prato untado ou em um saquinho plástico de freezer aberto, cubra com plástico filme ou outro saquinho de freezer, colocando em contato com o doce ainda quente para evitar que ele açucare (cristalize).

Depois de 8 horas de descanso enrole bolinhas de 19g, modele como preferir, passe no açúcar cristal e finalize com meio amendoim.

 Observação: O doce deve esfriar em temperatura ambiente, não coloque na geladeira.

Rendimento:
Rende aproximadamente 30 unidades cada receita.

Durabilidade:
A durabilidade do cajuzinho é de 5 dias fora da geladeira e 15 dias dentro da geladeira.

Dicas, sugestão de armazenamento e embalagens: 
Você também pode fazer no formato redondinho ou igual a croquete, use a imaginação.
Pinte o amendoim com pó dourado comestível e coloque no docinho, ele ficará ainda mais lindo a atrativo.
Mantenha em uma embalagem bem vedada para conservar a cremosidade e macies do doce, como ele tem chocolate na composição eu indico retirar da geladeira alguns minutos antes de comer, assim ele voltará a temperatura ambiente e voltará a ser macio novamente.
Existem várias
forminhas no mercado hoje em dia, uma mais linda que a outra, não vai faltar opção.

Se você gostou e quer tirar alguma dúvida, deixe nos comentários, vai ser um prazer ajudar.

 

Comentários